Zika pode provocar lesões cerebrais em bebês sem microcefalia
- BBC Brasil, 07 de junho de 2016
- 21 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

O vírus Zika está diretamente relacionado com os casos de microcefalia. Contudo, estudo da Fundação Altino Ventura, do Hospital dos Olhos de Pernambuco e do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a infecção pelo vírus pode causar lesões cerebrais em bebês com perímetro cefálico normal.
Uma criança em Pernambuco, nascida de 38 semanas, 3,5 quilos e perímetro cefálico de 33 centímetros (normal para a idade), apresentou lesões características da Síndrome Congênita da Zika.
A criança analisada apresentou espasmos musculares nos membros superiores e inferiores, lesões oculares semelhantes às encontradas em bebês com microcefalia, além de calcificações no cérebro, que impedem o desenvolvimento cerebral. A presença de anticorpos para o vírus Zika foi constatada através de um exame do líquido cérebro-espinhal.
Para os pesquisadores, o fato de um recém-nascido ter perímetro cefálico de tamanho normal não pode excluir a Síndrome Congênita da Zika. Hoje, o Brasil tem 1.551 casos confirmados de microcefalia e 3.017 ainda em investigação.
Comentários